OK
Loading

Como são avaliadas as manobras em campeonato de skate?

Publicado em: 04/03/2020
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
Como são avaliadas as manobras em campeonato de skate?

As manobras em campeonato de skate são o grande destaque das apresentações dos atletas do esporte. Agora, com a participação do skate nas Olimpíadas (com várias atletas brasileiros mulheres com chances de medalha), é importante entender como elas são julgadas.
Aqui no Brasil, os árbitros de competições de skates devem ser aprovados pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate), que oferece cursos ensinando como julgar as manobras em campeonato de skate.
Mas, para quem só vai acompanhar as apresentações, como analisar se um atleta correu bem ou mal na sua volta? Para isso, você precisará entender qual a lógica das avaliações. Portanto, siga a leitura!

Como um campeonato de skate é julgado?

Não há, hoje, uma regra específica que determina como os campeonatos de skate são julgados. O que existe são consensos montados entre os praticantes do esporte e organizadores para chegar ao melhor resultado possível.
Atualmente, os campeonatos são julgados por um número ímpar de juízes (a maioria ex-atletas formados pela CBSK, embora nem todo campeonato faça essa exigência). Eles ficam em lugares separados da pista para poder avaliar a performance de cada atleta e dar uma nota.
No final, a nota dos juízes é somada e chega-se a uma média de performance para o profissional. Quem tem a maior nota, ganha.
Isso acontece, no entanto, nas competições de apresentação em pista, como no vertical, mega rampa, freestyle e outros. Em competições de speed, a lógica de avaliação é outra. Nesse caso, os juízes avaliam apenas a conduta do atleta para saber se ele pode ou não ser desclassificado, uma vez que o vencedor é determinado por quem teve o menor tempo na pista.

Quais são os critérios que os juízes levam em conta?

São vários os critérios usados pelos juízes para avaliar a performance de um atleta durante a sua volta na competição. Boa parte desses critérios são subjetivos, enquanto outros são objetivos. Confira abaixo todos eles:
• Continuidade;
• Criatividade;
• Estilo;
• Velocidade;
• Grau de dificuldade das manobras;
• Utilização do espaço disponível da pista de skate.

 

Como são avaliadas as manobras em campeonato de skate?

As manobras em campeonato de skate são avaliadas seguindo os critérios acima pelos juízes da competição. O critério básico para cada manobra é, claro, seu grau de dificuldade.
Quanto mais difícil a manobra for, mais pontos ela valerá. Se o skatista errar a manobra, ele pode zerar os pontos ou não (depende da avaliação de cada campeonato). No entanto, não conta apenas a dificuldade técnica da manobra.
Seu encaixe na performance do atleta, por exemplo, é importante, assim como o estilo da realização, velocidade e o uso do espaço disponível. Um atleta pode realizar, digamos, um 900º no vertical, mas ele ficou o tempo todo só pegando velocidade para isso, ele talvez perca para um atleta que fez manobras menos complexas, mas que tiveram um flow muito melhor, exploraram todo o espaço disponível e mostrou criatividade no encaixe dos tricks.
Agora que você já entende como são avaliadas as manobras em campeonato de skate, poderá curtir o espetáculo das Olimpíadas 2020 e vários outros torneios do esporte com facilidade.
Que tal continuar aprendendo mais e conferir quais são as manobras de skate mais insanas do mundo?

 

←   Voltar