OK
Loading

Como escolher equipamento ideal para vertical

Publicado em: 15/10/2019
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
Como escolher equipamento ideal para vertical

A maior parte dos iniciantes têm medo de andar em half pipes, mas eventualmente desejam testar algumas manobras nesses ambientes. Para isso, precisam encontrar o equipamento ideal para vertical. Afinal, não dá para usar o mesmo skate que você utiliza para o street ou downhill slide no half pipe. O cenário é outro e é preciso se adaptar.

Mas e aí, qual equipamento usar quando quiser praticar o vertical? Siga a leitura para descobrir!

O que é o vertical, afinal de contas?

Antes de tudo, façamos um esclarecimento aos iniciantes. Afinal de contas, o que é vertical? Em poucas palavras, o vertical é a modalidade de skate praticada majoritariamente em pistas no formato de U, normalmente feitas de madeira ou concreto.

Elas são bem altas (mínimo de 3,50 metros) e o objetivo é ganhar velocidade na descida para fazer uma manobra incrível na subida. Cada manobra vale pontos e o skatista com a melhor performance vence. Entretanto, também é possível praticar o vertical em bowls.

O vertical é, provavelmente, a modalidade que você viu na TV enquanto assistia a alguma competição de skate. Nos anos 90, era a modalidade mais famosa do esporte, especialmente por causa do Tony Hawk.

Qual é o equipamento ideal para vertical?

Pelas características próprias do vertical, não dá para usar o mesmo equipamento que é usado no street, por exemplo. Bom, até dá, mas o resultado será ruim. São contextos diferentes e é preciso se adaptar. 

Confira abaixo qual o equipamento ideal para vertical!

Shape mais largo

O vertical é uma modalidade que aposta muito na velocidade do skatista. Quanto mais rápido, mais alto ele vai e maior a janela para executar as manobras. Entretanto, quanto mais alto se vai, mais difícil é aterrissar de volta na pista. Não adianta nada fazer um 900 no half pipe, mas perder o equilíbrio na descida.

Por isso, o shape do skate precisa ser um pouco mais largo do que o usado no street ou outra modalidade. Isso dá mais estabilidade ao skatista.

Rodas maiores e mais duras

As rodas do skate também precisam ser adaptadas para a prática do vertical. Normalmente, essas peças são diferenciadas pelo diâmetro e dureza. Quanto mais macias, mais fixação no chão. No vertical, não queremos isso, então a roda deve ser dura.

Além disso, quanto maiores elas forem, maior será a velocidade impressa no skate. Por isso, você precisará de rodas grandes e duras para o vertical.

 

Capacete de proteção

Esse é obrigatório, né? Considerando que você estará no ar e com altíssimo risco de queda, você precisa de um bom capacete quando for praticar o vertical.

Garanta que o equipamento tenha boa absorção de danos e protegerá sua cabeça em caso de quedas ou de bater nas arestas do half pipe.

Joelheira e tornozeleira

Outro equipamento de segurança para o vertical são as joelheiras e tornozeleiras. Elas são essenciais para proteger as juntas em caso de queda. Por isso, escolha as mais macias e que não rasguem com facilidade.

Onde praticar o vertical com segurança?

Enquanto o street e o freestyle são modalidades mais fáceis de praticar, o vertical exige que você tenha acesso a um half pipe (lembrando que ele deve ter, no mínimo, 3,50 metros).

Para praticar com segurança, sem o risco de quebrar a rampa e se machucar no processo, tenta encontrar um lugar que tenha um bom half pipe. Se não encontrar, busque uma pista pública com um bowl de bom tamanho. Não é a mesma coisa, mas dá para testar algumas manobras.

O equipamento ideal para vertical parece incluir muita coisa, mas deu para ver que, na verdade, são coisas simples, né? Lembre-se de que cada detalhe do skate privilegia um tipo de modalidade e divirta-se!

Gostou do texto? Então siga nosso Instagram para conferir produtos incríveis para skatistas!

←   Voltar