OK
Loading

5 dicas de skate para iniciantes

Publicado em: 28/07/2020
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
5 dicas de skate para iniciantes

Os esportes radicais atraem pessoas de todas as idades, culturas e estilos. Além da prática dessas atividades ser ótima para a saúde e nos garantir muita adrenalina, a sociabilidade também será altamente beneficiada. E o skate é um dos esportes mais acessíveis a todo tipo de gente. Para começar, é sempre bom poder contar com algumas boas dicas de skate, certo?
Todos hão de concordar com um ponto quando se trata do skateboarding: nenhum campeão ou fera do esporte enxergava, no início, o skate como sua profissão. Todos partiram “do zero”, com o único objetivo de curtir o momento e a prática em si.
Se você está começando a andar de skate, vá com calma e treine os movimentos aos poucos. Veja algumas dicas a seguir!

1. Saiba como escolher um skate para começar

Para abrir nossas dicas de skate, aconselhamos você a adquirir um que seja adequado ao seu perfil. Isso varia conforme sua altura, estrutura física, entre outros fatores. E mais: que vertente você pensa em seguir? Cada uma das modalidades de skate pede shapes, modelos e equipamentos próprios. Procure escolher, por exemplo, entre o street ou um longboard.
Aos que começam agora, a dica é optar por skates mais longos no comprimento ou na largura. Isso vai ajudar bastante em um dos primeiros desafios, que é se equilibrar bem no skate. Os modelos maiores permitem que você permaneça estável neles com mais facilidade.

2. Confira dicas de skate sobre os equipamentos

Os equipamentos de segurança pedem atenção especial entre as dicas de skate iniciais. Todo skatista, no começo principalmente, passa por situações arriscadas, mesmo em uma superfície plana. Os ambientes em que você vai praticar são duros e apresentarão obstáculos. Então, acostume-se a cair e levantar muitas vezes!
Logo de início, invista no equipamento de proteção essencial. Ele inclui, no mínimo, capacetes, joelheiras e cotoveleiras. Eles são fundamentais para o esporte, muitas vezes te protegendo de lesões ou injúrias mais graves, beleza? Conte também com bons tênis para andar de skate. Os tênis praticamente são considerados parte do “kit” básico que você precisa.

3. Procure iniciar aos poucos, sem muita pressa

Respeite o ritmo do iniciante no skate: tenha noção de até onde você pode ir nesses primeiros momentos. Comece com o mais básico, mesmo, andando no plano. Só depois, com mais segurança, é que você tentará alguma manobra ou descer uma ladeira, por exemplo.
Cair é imprescindível para aprender. Todos caem, inclusive os mestres do skate caíram inúmeras vezes enquanto aprendiam. Com humildade e sabedoria, saiba como amenizar a queda. Quando você perceber que vai se desequilibrar, salte logo do skate e procure cair “rolando” de lado no chão.

4. Trabalhe as posturas sempre se equilibrando

Quando começamos, uma grande dificuldade é se estabilizar sobre o shape. Mas há várias dicas de skate que podem te ajudar nessa parte. Aplique o peso e a força sobre as solas dos pés, mantendo seu abdômen contraído. O joelho você flexionará um pouco, mantendo-se equilibrado. Tente ficar o mais estável possível nessa posição.
Outra dica legal para o equilíbrio é trabalhar seu corpo e concentração em academias. Você pode usar bolas e um spin, por exemplo, para ajudar nesse aspecto. O spin é uma prancha pequena com um aparato embaixo que permite movimentos como se você estivesse no skate.

5. Assista aos veteranos e a diversas referências

Tenha como inspiração e modelo os skatistas profissionais do Brasil e de outros países. Procure vídeos na internet mostrando suas performances, você encontrará centenas deles, facilmente. Assistindo quem já tem bastante experiência, inclusive amigos seus, você se sente ainda mais estimulado. Observe cada movimento feito por eles com atenção!
Essas são algumas dicas de skate bem bacanas para você começar no esporte. Mas a maior delas, realmente, é a prática diária e a perseverança constante. Só isso garantirá sua evolução como skatista, desde que você siga passo a passo, respeitando seus limites. E claro, curta muito a atividade, que é o mais importante.
Esperamos ter te ajudado com essas recomendações. Não deixe de compartilhar as dicas com seus amigos no Facebook! Eles com certeza vão curtir também.

 

←   Voltar