OK
Loading

Rodas de skate: saiba como escolher as suas

Publicado em: 21/01/2020
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
Rodas de skate: saiba como escolher as suas

Se você quer montar um equipamento próprio para o seu rolê, precisa conhecer os diferentes tipos de rodas de skate que existem no mercado. Afinal, cada tipo é indicado para uma situação e afeta o seu desempenho de uma maneira específica.

Além disso, cada modalidade de skate pede uma especificação técnica diferente para as rodas, incluindo altura, capacidade de aguentar impacto e facilidade de manobrar. Por isso, é essencial conhecer as rodas certas para montar o seu equipamento. Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura a seguir!

Como classificar os tipos de rodas de skate?

Para entender quais os tipos de rodas de skate diferentes, é necessário compreender como as rodas são classificadas. Basicamente, as rodas de skate são divididas com base em duas características básicas: dureza e diâmetro.

No primeiro caso, as rodas recebem classificações que determinam a sua dureza, ou seja, a sua capacidade de aguentar dano e não quebrar, além de sua rigidez no rolamento. Esses níveis de classificação são compostos por um número e a letra A. O índice costuma ir de 75A até 99A, sendo menos ou mais dura.

Já o diâmetro, como o nome já indica, tem a ver com o tamanho da roda, medindo o espaço entre as suas extremidades. O diâmetro do equipamento é medido em milímetros e vai de 49 a 75 mm, afetando diretamente a velocidade do skate. Quanto menor a roda, mais ágil ela é, mas menor a velocidade máxima que ela chega. No entanto, o contrário é verdadeiro: quanto maior a roda, mais difícil de manobrar, mais alta será a velocidade máxima.

Como escolher as rodas de skate para vertical?

Como as rodas de skate influenciam em vários fatores do desempenho do equipamento, como na velocidade, facilidade de manobra e durabilidade, é importante entender quais peças são as mais indicadas para cada modalidade.

Na modalidade vertical, que inclui muitas manobras feitas em halfs, bowls, rampas e piscinas, o ideal é ter uma roda muito dura, acima de 97A. Isso porque o terreno, normalmente um cimento duro, pode causar muito dano na roda.

No entanto, caso você vá praticar o vertical em rampas ou halfs de madeira, pode usar rodas mais macias sem problemas. Nesse caso, o ideal é checar o terreno antes para escolher a sua roda. Em termos de diâmetro, o melhor é optar por rodas medianas, já que os trucks são maiores. Assim, você tem velocidade e agilidade aceitáveis para as manobras.

Como selecionar as rodas para o street?

Já no street, o papo é outro. Aqui, a roda deve obrigatoriamente ser dura, muito dura. Afinal, você causará muito dano nela ao andar no asfalto, nos bancos de cimento e corrimãos. Por isso, roda acima do 97A ou mais do que isso, chegando ao 99A se possível.

Em termos de diâmetro, quanto menor, melhor. As rodas de 50 ou 55 mm são as mais usadas. Isso porque o skatista não precisa de muita velocidade máxima (o street não é uma corrida), mas sim de agilidade para as manobras mais radicais.

Como eleger rodas para longboard ou cruiser?

A situação é a oposta para quem vai usar um cruiser ou longboard. Nesse caso, você quer rodas macias e enormes. As rodas precisam ser macias para gerar o máximo de aderência ao solo possível, uma vez que você pretende andar muito sem cair. O recomendado são rodas de 75 até 85A.

Em tamanhos, o ideal é usar rodas de skate bem grandes, para imprimir o máximo de velocidade possível. Veja as maiores que encontrar, acima de 64 até 75 mm.

Aprendeu como escolher as rodas de skate certas para o seu equipamento? Lembre-se de considerar o uso que dará para o skate e como a dureza e o diâmetro das rodas se encaixam nisso. Não tem como errar!

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter para receber dicas e novidades na sua caixa de entrada!

←   Voltar