OK
Loading

Tony Hawk: conheça a história do maior skatista de todos os tempos!

Publicado em: 12/01/2021
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
Tony Hawk: conheça a história do maior skatista de todos os tempos!

Todos que se dedicam a grandes carreiras ou esportes têm suas referências — e para o skate não é diferente. Observamos e tentamos imitar os movimentos dos ícones da modalidade e compramos produtos relacionados a eles.
Às vezes, até brincamos que somos figuras famosas do skate nacional, como Bob Burnquist; ou importantes personalidades estrangeiras, como Tony Hawk!
Já falando dele, essa figura emblemática ainda é um monstro do skate, marcando sua geração com suas ações e levando os fãs a colecionar diversos itens, como equipamentos, notebooks e até jogos. A seguir, conheceremos mais sobre sua trajetória. Vamos lá?

De criança a estrela do skate

Em 12 de maio de 1968, Anthony Frank Hawk nasceu, em San Diego, Califórnia. O pai de Tony, Frank P. R. Hawk, serviu no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, e Nancy Hawk, sua mãe, era uma mulher muito ativa.
Antes de tentar a sorte no skate, ele aventurou-se em outros esportes, como natação e baseball. A partir dos 9 anos, a vida do pequeno Anthony começou a mudar. Seu irmão, Steve, deu a ele um skate de fibra azul, que ficou gasto depois de anos de uso. Sua primeira experiência com o novo brinquedo foi no beco atrás de sua casa.
Três anos depois, o menino hiperativo não considerava mais o skate apenas uma brincadeira. Tony Hawk venceu o Campeonato Amador da Califórnia aos 12 anos, dando um importante salto em sua carreira e se tornando um profissional aos 14 anos. Inevitavelmente, já era considerado o melhor skatista do mundo aos 16 anos.

O mestre do skate vertical

Aos 25 anos, Tony Hawk mostrou desempenho recorde e percursos invejáveis, não importando a forma com a qual os exibisse. Ele participou de 103 jogos e ganhou 73, 19 dos quais conquistou o segundo lugar.
Mas quando se trata dos marcos históricos na carreira de Tony Hawk, nunca devemos esquecer de sua trajetória no skate vertical — inclusive, é sua expertise notável. O lendário atleta ganhou 12 campeonatos consecutivos em 10 jogos nessa categoria.
Se você não conhece os patins verticais, surgidos nos Estados Unidos na década de 70, aqui vai uma breve explicação: trata-se de uma categoria do esporte half-pipe com cerca de 3,5m. Sua extremidade forma um ângulo de 90° com o chão. Portanto, a rampa tem formato de "U" e apresenta paredes verticais.

As manobras e grandes feitos de Tony Hawk

Tony Hawk é inegavelmente um gênio. Um verdadeiro campeão não é formado apenas por seus troféus, habilidades e conquistas pessoais, mas também por suas várias ações que impressionam o público.
O grande acontecimento que marcou sua carreira foi realizado no X Games, em 1999. Após 12 tentativas, Hawk executou uma jogada de 900° — essa manobra faz o skate girar completamente no ar em 900°.
E não para por aí! Ele é tão incrível que não se contenta em simplesmente realizar esse feito, repetindo o 900° no ponto mais alto da rampa ainda em seus 48 anos.

A popularidade e o legado do skatista

A enorme popularidade de Tony Hawk fez com que seu nome fosse aceito por diversos meios de comunicação e absorvido nos quatro cantos do mundo. Em 1999, a empresa de jogos Actvision criou o jogo “Tony Hawk Pro Skater” para Playstation, vendido com sucesso em quatro outras versões.
Tony Hawk é uma das grandes inspirações do universo do skate, permanecendo uma referência para todos os novos skatistas — e para os maiores nomes do esporte mundial também.
Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, assine nossa newsletter e receba-os diretamente em seu e-mail.

 

←   Voltar