OK
Loading

Skate: conheça a biografia de Luan de Oliveira

Publicado em: 10/12/2019
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
Skate: conheça a biografia de Luan de Oliveira

Ele é chamado por muita gente de “Neymar do skate”, mas não gosta muito dessa comparação. No entanto, Luan de Oliveira compartilha algo importante com nosso craque dos gramados: é um dos mais talentosos atletas brasileiros da atualidade.

Dono de um estilo inconfundível e de uma habilidade única em cima do skate, o gaúcho de Porto Alegre — que agora mora nos EUA — é uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

No entanto, além do talento e da dedicação inesgotável, Luan tem também uma incrível história de vida. Se você não conhece, é hora de aprender. Se liga!

O começo da paixão de Luan de Oliveira pelo skate

A história de Luan de Oliveira começa com um baque. Recém-nascido, foi deixado pelos pais para ser criado pelos avós. Foram eles, inclusive, os grandes incentivadores de Luan no esporte.

O primeiro skate que o atleta recebeu foi um de plástico, usado, dado pelo avô quando Luan tinha apenas 9 anos. Juntos, eles construíram uma minipista de obstáculos em frente de casa e o garoto praticava todos os dias.

Eventualmente, ele quis começar a alçar voos um pouco maiores. Não demorou nada e Luan se tornou uma das figuras carimbadas da pista do IAPI Skate Park, em Porto Alegre.

Ele ia para lá às 7h da manhã, de skate, andando pela cidade por 50 minutos e, então, passava o dia todo andando na pista, muitas vezes sem ter o que comer. Isso era necessário porque os avós não tinham muitos recursos e Luan não gostava de incomodar pedindo dinheiro para um lanche.

As primeiras competições e a ida para Califórnia

Eventualmente, Luan de Oliveira começou a participar de competições de skate. Seu talento e dedicação emergiram e para pagar as inscrições nos torneios, viagens e alimentação, conseguiu convencer uma loja local a patrociná-lo.

Além disso, costumava vender os prêmios conquistados, como televisores, motos e aparelhos de DVD, para ajudar a família em casa e financiar as próximas viagens, inscrições e competições.

Em 2005, um baque: perdeu a avó, uma das pessoas mais importantes da sua vida. Não desistiu do sonho de ser skatista. Pelo contrário: dobrou a dedicação e a carga de trabalhos, passando a se destacar ainda mais.

Dois anos depois, em 2007, fez as malas e se mudou para os EUA, para viver e treinar por lá. Desde então, cresceu em destaque e ganhou muitas competições. Recém-chegado aos EUA, levou por dois anos seguidos disputas amadoras em Tampa. Em 2010 virou pro e começou a colecionar títulos: dois ouros no Tampa Pro e dois na Street League (Los Angeles e New Jersey, ambos em 2015).

Além disso, foram duas pratas e um bronze nos X Games (um dos bronzes logo em 2011), além de pratas e bronzes em outras etapas da Street League.

 

O futuro de Luan de Oliveira na modalidade

Atualmente, Luan de Oliveira está no Top 5 dos melhores skatistas do mundo, ocupando o 2º lugar na categoria street. Por isso, é uma das principais esperanças de medalhas nas Olimpíadas de 2020 para o skate masculino, além de tantas outras promessas no skate feminino.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a história de Luan de Oliveira? Agora você poderá torcer por ele com muito mais carinho nos próximos jogos olímpicos.

Aproveite e curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais publicações bem legais por lá!

←   Voltar