OK
Loading

Montar skate: o que considerar na hora da compra

Publicado em: 19/11/2019
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
Montar skate: o que considerar na hora da compra

Montar skate não é uma tarefa simples, mas não é tão difícil quanto parece também. Com um pouco de informação e a ajuda de especialistas, você conseguirá o equipamento que deseja sem demora.

Mas por onde começar? Que tipo de peças comprar? Como combiná-las? Se você tem dúvidas assim, este artigo foi feito para ajudar. Confira!

Escolha seu estilo de skate antes de montar

Antes de montar skate, você precisa definir qual tipo de equipamento usará com base no seu estilo de skatista. Se você não sabe o que isso significa, explicaremos.

O skate mudará dependendo da modalidade que você pretende praticar (longboard, downhill, vertical, street ou freestyle). Se quiser praticar todas, monte um skate para cada uma delas, seguindo as necessidades básicas de cada estilo. 

Pegue o shape certo para montar skate

O primeiro item que você deve comprar para montar skate é o shape. Nesse caso, será preciso levar em atenção dois pontos. O primeiro deles é o estilo de modalidade que você pretende praticar.

Para o uso em minirrampas, bowls ou halfpipes, além de downhill, você deverá escolher um shape mais largo. Quanto maior a largura, maior a estabilidade. No entanto, para manobras street ou freestyle, é melhor usar um shape fino para facilitar o controle.

Já o segundo ponto a ter atenção é a sua altura. Dependendo de qual for, o seu shape deverá ter um tamanho específico.

  • Para quem tem até 1,15 m, o shape deverá ter no máximo 7';
  • Quem tem mais de 1,34 m usará shape de até 7,3';
  • Pessoas com mais de 1,60 m usarão shapes de a partir de 7,5'.

Escolha a sua lixa favorita para o skate

Escolher a lixa para montar skate é relativamente fácil. Existem as emborrachadas e as com microporos. Você precisa testar as duas para ver qual delas você se dá melhor.

Use um truck compatível com o seu shape

O truck (aquele eixo em formato de T debaixo do shape, para fixar as rodas) deve ser escolhido com base na largura do shape. Ou seja: se você tem um shape de 7,5', deverá usar um truck proporcional.

Confira as medidas:

  • truck de 149 mm para shapes de 8,125' até 8,75';
  • truck de 146 mm para shapes de 8' até 8,5';
  • truck de 139 mm para shapes de 7,75' até 8,25';
  • truck de 136 mm para shapes de 7,75' até 8';
  • truck de 133 mm para shapes de 7,5' até 7,81';
  • truck de 129 mm para shapes de 7, até 7,75'.

Escolha rodas e rolamentos para o skate

Por fim, você precisará escolher as peças para instalar as rodas do skate, incluindo os rolamentos e espaçadores. As rodas diferenciam-se em níveis de dureza. As mais macias são indicadas para slides, pistas de madeira e longboard. Já para street, bowls ou pistas de asfalto e cimento, as mais duras são recomendadas.

O tamanho das rodas também é importante. A base é escolher entre peças de 49mm a 59mm, que são mais ágeis. No entanto, para aumentar a velocidade no longboard, use rodas de 60mm.

A seguir, compre os rolamentos. Eles não se diferenciam de acordo com as rodas, mas sim pela classificação da ABEC (que vai de 1 a 9). A número 9 é a melhor, mais durável, precisa e veloz, com a 1 sendo a menos durável.

Por fim, compre os espaçadores para instalar e evitar que o rolamento toque na roda. Compre peças duráveis e que não apresentem risco de quebrar facilmente.

É isso que você precisa saber antes de montar skate. Agora que você já tem essas informações, pode começar a pesquisar para comprar as peças. Não esqueça de conversar com os vendedores para tirar dúvidas, ok?

Não esqueça de seguir nosso perfil no Instagram e curtir a nossa página no Facebook para acompanhar nossos posts por lá!

←   Voltar