OK
Loading

Conheça a história do Vans Old Skool

Publicado em: 13/10/2020
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
Conheça a história do Vans Old Skool

Lançado com o nome de “Style 36” em 1977, o tênis de skate Vans Old Skool está atualmente entre os modelos mais famosos da marca.
Onze anos depois que os irmãos Van Doren lançaram a Vans com o sapato deck #44 — agora conhecido por nós como o Vans Authentic —, Paul Van Doren teve a ideia de criar um sapato, que marcou a primeira saída da Vans com um calçado exclusivo.
Ficou interessado? Continue a leitura que segue e descubra um pouquinho mais sobre a história desse tênis tão conhecido!

O modelo Vans Old Skool

A ideia do calçado como uma extensão da personalidade do usuário é algo que a Vans agarrou desde o estágio inicial e se tornou sinônimo da marca, com o Old Skool sendo sua tela de confiança para isso.
A construção do Vans Old Skool com os seus múltiplos painéis e peças de materiais variados adaptou-se perfeitamente a essa ideia, permitindo que o sapato fosse ajustado e modificado para a satisfação do indivíduo.
A Vans começou a alcançar o mundo mais amplo da moda e streetwear. Eles colaboraram com a marca de alta moda Marc Jacobs, criando um Old Skool que fez uso de materiais premium e exclusivos.

A origem do Vans tradicional

Desde o início, o Old Skool provou ser uma espécie de pioneiro para a Vans. Esse sapato foi o primeiro tênis de skate da Vans a incorporar painéis de couro para maior durabilidade, principalmente o bico de camurça da silhueta.
A, agora, icônica faixa lateral era originalmente apenas um doodle aleatório do fundador da marca, Paul Van Doren, a qual ele se referia na época como a “faixa de jazz” — avance para os dias modernos e aquele doodle simples se tornou a marca registrada e inconfundível da Vans!

O auge do Vans Old Skool

Na década de 1990, o Old Skool havia assumido seu status lendário: estava sendo usado por todos, desde skatistas profissionais e estrelas do rock a celebridades e nomes do hip-hop.
Entretanto, essa década veria o sapato desempenhar mais um papel significativo na história cultural do tênis quando a Vans colaborou com a loja de skate de culto, a Supreme, para lançar uma parceria de longo prazo com a comarca Old Skools!

O sapato na cena punk

A cena punk rock americana do final dos anos 90 e início dos anos 2000, que por si só tem uma relação rica com o skate, adotou fortemente o Vans Old Skool como seu calçado de escolha.
Figuras famosas, como o vocalista do Black Flag, Henry Rollins, foram retratadas usando o sapato em muitas ocasiões.
Sem nunca perder uma oportunidade, a Vans começou a trabalhar com bandas: Slayer, The Descendents e Bad Religion — criando modelos Old Skool com cada uma das bandas de modo a celebrar sua herança e história compartilhada!
Seja skatista novato ou profissional, rockeiro ou punk, adepto da moda streetwear ou apenas usuário casual, fato é que o tênis se tornou muito difundido entre todas as tribos.
O Vans Old Skool segue como um dos modelos mais populares da Vans e é cada dia mais procurado por amantes da marca. Você, certamente, possui ou conhece alguém que use esse tênis como peça básica — ou “obrigatória” — do estilo pessoal.
Já conhecia a origem desse sapato? Compartilhe sua história nas redes sociais e espalhe para seus amigos!

 

←   Voltar