OK
Loading

Conheça a história do grafite

Publicado em: 04/02/2020
  • Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
Conheça a história do grafite

Para ter uma opinião formada sobre o assunto sem entender qual é a história do grafite, de onde ele veio e como ele dá voz para uma grande parcela de gente que é despercebida no cotidiano.

A manifestação artística em espaço público é antiga e está comumente ligada ao povo que tem menos poder na sociedade de cada época. Por causa disso, tende a não ser muito bem-vista pelos mais poderosos. 

Se você quer tecer a sua opinião sobre o tema, precisa conhecer a história do grafite. Vamos lá?

Como começou a história do grafite?

Tido como uma arte moderna, o gra fite é muito mais antigo do que se imagina. Se considerarmos o grafite a arte de fazer inscrições na parede, temos os homens da caverna como os primeiros grafiteiros do mundo.

No entanto, se considerarmos apenas o contexto urbano como possibilidade para a execução da arte, então a história do grafite começa no Império Romano. Historiadores encontraram vestígios de inscrições em paredes e artes feitas pelos romanos nas suas cidades.

Inclusive, essas inscrições ajudaram os historiadores a entender que havia pronúncias diferentes do latim entre o povo mais esclarecido e o mais pobre da Roma Antiga. Incrível, não é mesmo?

Qual é a história moderna do grafite?

Na sociedade contemporânea, o grafite começou a ganhar espaço nos anos 70 em Nova Iorque, nos EUA, quando os jovens locais começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Com o tempo, as inscrições foram evoluindo e novas técnicas foram criadas para que os desenhos ficassem mais avançados e permitissem maior criatividade e uma plataforma artística mais completa.

Peça central para o surgimento do grafite foi a sua conexão com a população mais pobre e, em grande parte, marginalizada na Nova Iorque dos anos 70. Por isso, a arte está diretamente ligada ao movimento do Hip Hop como forma de expressar a opressão dos menos favorecidos na rua. Um exemplo ótimo disso é a série The Get Down, da Netflix, que conta um pouco o contexto de formação do hip hop e do grafite em Nova Iorque.

Qual é a participação do grafite no Brasil?

No Brasil, o grafite chegou mais ou menos na mesma época que surgiu nos EUA, só que em São Paulo. Se o padrão de surgimento foi o mesmo, também muito ligado com as periferias da cidade mais populosa e rica do país, o estilo de grafite brasileiro se diferenciou muito com o tempo.

Hoje, o artista grafiteiro brasileiro está entre os mais reconhecidos do mundo, com oportunidade para expor as suas obras em paredes do planeta inteiro, especialmente em cenários na Europa, que costuma prestigiar mais a história do grafite.

Como deu para ver, a história do grafite está intimamente ligada com a organização da sociedade em cidades. Ele é usado como veículo para expor a voz das pessoas das periferias e vem crescendo e sendo reconhecido mundialmente cada vez mais.

Gostou de conhecer mais sobre o grafite? Continue conosco e confira nosso post com os principais nomes do grafite brasileiro!

←   Voltar